Marco Saravalle, analista da XP investimento, palestrou para clientes e convidados da Inspira Investimentos em Santa Maria
Como será o ano de 2019 para quem investe, considerando o novo cenário político e econômico? Esse foi o tema que norteou a palestra promovida pela Inspira Investimentos, na última terça-feira, no Hotel Itaimbé. Na ocasião, a Inspira recebeu o convidado e palestrante Marco Saravalle, analista da XP Investimentos, e idealizador do programa semanal "30 minutos para se aposentar com ações", da Infomoney. Saravalle levou a um seleto público de convidados e clientes da Inspira o panorama de mercado para o ano que vem para quem busca investir.
- Temos, em primeiro lugar, independentemente do futuro presidente, um cenário econômico brasileiro bastante benigno. Passamos por quase oito anos muito ruins, de recessão e pessimismo, com indicadores de confiança caindo ano após ano. Hoje, uma certeza que temos é que isso ficou para trás. O que o governo vai dizer - e isso tem uma relação total com investimentos - é se realmente podemos entrar em uma trajetória de crescimento sustentável e em que velocidade vamos fazer isso. Mas com certeza não vamos dar um passo para trás - define Saravalle.
Apresentando um panorama global envolvendo as economias dos Estados Unidos, Europa e China - economias que influenciam, direta ou indiretamente, no Brasil -, o analista da XP explanou dados que mostram um índice de satisfação econômica em alta nos Estados Unidos com o governo Donald Trump, um bom desempenho nos países europeus, culminando em um crescimento global sincronizado das economias do mundo.
- No cenário local está se desenhando uma inflação controlada. Os últimos dados do IPCA se mostram melhores do que esperávamos. Temos a possibilidade de juros baixos por um período longo e em um patamar que, historicamente, o Brasil ainda não tinha visto - explica.
Saravalle ainda destaca que o otimismo para 2019 envolve também investimentos na bolsa de valores.
- É o reflexo de tudo: da economia se superando, da inflação controlada. As empresas se prepararam para este momento. Hoje estão mais enxutas, as despesas estão menores, e se recuperam em um conceito que chamamos de alavancagem operacional: todo ganho de receita hoje se transforma em lucro, já que não existe mais a mesma quantidade de custos nestas empresas.
Para Saravalle, o momento atual sugere sinais de recuperação econômica em função dos índices de confiança tanto dos empresários quanto dos consumidores. O varejo apresenta retomada e o setor de construção civil é um dos termômetros que nos mostram sinais de recuperação. O analista enfatiza que, para novos ganhos de crescimento econômico, é preciso assumir riscos.
- Estamos em um momento em que é preciso aprender a conviver com um pouco mais de risco. Para o crescimento econômico existir, é preciso preparar-se para as curvas, tomar um pouco mais de risco e acelerar - define.
Para Alexandre Coradini, sócio-fundador da Inspira, este momento de transição política e econômica pode marcar uma saída da crise:
- Tivemos um período de recessão muito forte - entre 2015 e 2016 -, e agora, em 2018, estamos visualizando uma saída do fundo do poço. Uma nova equipe econômica tende a avançar com as tão necessárias reformas, em especial da previdência e tributária. Isso gera, sem dúvidas, um novo ânimo para os investidores e empresários, que tendem a voltar a expandir seus negócios. Temos um viés otimista com cautela, mas ao que tudo indica, a nova política econômica que deve ser adotada beneficiará a volta do crescimento brasileiro - avalia Coradini.
O momento proporcionado pela Inspira foi, para o empresário, um espaço de troca de conhecimentos:
- Momentos como esse agregam conhecimento e troca de experiências para todos. Cada investidor tem um perfil diferente e passou por momentos de mercado distintos, por isso tem bagagens positivas ou negativas. Colaborar com a troca de ideias e experiências, identificando cenários, tende a fazer com que as decisões sejam mais assertivas - comenta Coradini.
Degustação de espumantes
Ao final da palestra, a enóloga Aline Fogaça, responsável técnica pela Vinícola Velho Amâncio, apresentou aos convidados a Linha Vivelam de Espumantes, com os produtos Branco Brut, Rosé Brut e a linha Moscatel Celebration.
- A ideia do espumante é que ele venha para trazer harmonia ao ambiente, para que os convidados possam interagir, trocar ideias e conversar - ressalta Aline.
A Inspira Investimentos, que promoveu o evento, está há 12 anos no mercado oferecendo assessoria focada em clientes de alta renda, com escritórios em Santa Maria e Santa Cruz do Sul.